incident command system
Considere a seguinte situação hipotética: Uma forte estiagem afeta uma árida região alagoana, e nas primeiras 24 horas o resultado é a mobilização por iniciativa própria de 500 famílias, que, em consequência de uma atuação sem planejamento, resultam em desaparecidos, feridos e agressões. Você é o Gestor de Emergências no local. Com base nas informações apresentadas na apostila, no material disponível e em suas pesquisas, apresente um organograma de como você distribuiria órgãos e profissionais para solucionar tal situação emergencial.
Como Gestor de Emergência Local instituiria o comando unificado através dos órgãos ao meu poder como Brigada Militar, Defesa Civil e representante direto do governo local. Após a definição do comando, instituiremos o melhor local para que o comando se reúna com os recursos necessários para o suporte a esta situação emergencial. Depois de instituída, serão decididos os melhores recursos pessoais e materiais para o primeiro atendimento as famílias conforme plano de trabalho. Reunido os recursos, o plano de trabalho inicia-se o atendimento. Se a emergência fosse a uma comunidade e a emergência oriunda de uma empresa, será consultado o Plano de Resposta a Emergências. Como Gestor acionaria o PAM para apoio em questões de organização e mobilização de recursos.
Mobilização 500 famílias:
Desaparecidos, feridos e agressões: Como gestor, para melhoria do desempenho no atendimento a mobilização das 500 famílias, acrescentaria órgãos/pessoas ligados à defesa civil para atuação como cadastradores das famílias. Será montado o posto de cadastramento para o atendimento as famílias com atividades lúdicas, atividades para as crianças etc assim evitando a dispersão. Estes cadastradores deverão coletar informações como nome, idade, parentesco, local de residência e demais informações pertinentes para localização de supostos parentes desaparecidos. Os feridos serão encaminhados para os hospitais e UPA´s locais para atendimento médico.