Inchamento agregado miudo
Laboratório de Construção Civil
Determinação do Inchamento de Agregado Miúdo
Alunos:
1.0- Introdução
Dá se o nome de inchamento ao aumento de volume que sofre a areia seca ao absorver água. Este aumento é produzido pela separação entre os grãos de areia devido à película de água que se forma em torno do grão provocando o afastamento da partícula. O volume aparente de um agregado miúdo varia em função do seu teor de umidade, segundo uma curva de inchamento.A curva de inchamento é expressa em volume relativo em função da umidade.
Cada agregado miúdo tem uma diferente curva de inchamento.
A curva de inchamento pode ser simplificada por duas retas a partir da consideração de que a partir de uma determinada umidade crítica o efeito do inchamento se torna desprezível, sendo pequena a variação de volume daí para diante.
O procedimento para determinação do inchamento é, em síntese,o seguinte: a amostra é previamente secada em estufa, sendo seus pesos específicos aparentes determinados para diversos teores de umidade. Para cada teor de umidade é calculado o coeficiente de inchamento, isto é, a relação entre o volume Vh do agregado com teor de umidade h% e o volume do mesmo agregado seco,Vo. A NBR 6467 trata do método de ensaio de determinação do inchamento.
Objetivo do ensaio de inchamento do agregado miúdo:
-Determinar a umidade crítica, o inchamento máximo, inchamento crítico e inchamento médio;
-Plotar Vh/Vo x h;
2.0 – Desenvolvimento teórico
Materiais utilizados:
Encerado de lona com dimensões 2,0 x 2,5 m;
Balança com resolução de 100 g e capacidade mínima de 50 Kg;
Balança com resolução de 0,01 g e capacidade mínima de 200 g;
Recipiente paralelepipedal conforme a NBR 7251;
Régua rígida com comprimento da ordem de 500 mm;
Estufa de secagem;
Concha ou pá;
Dez cápsulas com Tampa, para