Inavação
Durante essa etapa do ATPS, falaremos sobre a importância do planejamento. Como planejar, coordenar e controla as ações gerenciais.
E como é necessário o planejamento para toda organização que quer se desenvolver e crescer no mercado.
Falaremos sobre o que é planejamento, os tipos de planejamento e o que eles significam dentro de uma organização.
A partir do estudo do PLT e de outros livros conceituaremos o que é planejamento segundo alguns autores.
Gilberto Luiz e Francisco José, autores do livro de administração: Princípios e Tendências. Planejamento é determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado ou como a determinação consiste de cursos de ação, isto é dos rumos. Ele engloba decisões com base em objetivos, fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa. Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem vai fazer.
Peter Ducker propôs o julgamento do desempenho de um administrador através dos critérios gêmeos de eficácia_ capacidade de fazer as coisas “certas” _ e eficiência_ a capacidade de fazer as coisas “certo”. Planejamento: determinar os objetivos “certos” e em seguida escolher os meios “certos” de alcançar esses objetivos. E é o processo de estabelecer objetivos e as linhas de ação adequadas para alcança-los.
Idalberto Chiavenato diz que o planejamento representa a primeira função administrativa, e é a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. O planejamento lida com o futuro. Começa com a direção dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo.
Colocar o confronto dos artigos.
Planejamento é o ato de planejar antecipadamente os seus objetivos e o que fazer para alcançar esses objetivos. É estabelecer os objetivos e as linhas de ação