Imunologia
I= Anafilática: Imediata. Reação alérgica, interação ag ac na membrana das céls, mastócitos e basófilos, mediadores infl, antígeno pela 2 vez gera reação sistêmica -> choque anafilático. Participantes -> IgE, histamina e serotonina (mediadores pré-formados), mediadores lipídicos e citocinas (neformados -> sintetizados com a ativação dessas céls).
Desencadeadores (ácaro, poeira, penicilina) -> Se ligam a proteínas, transformando um hapteno em um imunógeno se ligando em IgE. Após se ligar ao IgE, liga-se ao mastócito que libera grânulos de histamina no meio.
II= Citotóxica: IgM/IgG + complemento. 24 a 48 hs. Lise celular. Pode ter sobreposição com o tipo I. Causada por penicilina, metildopa, bactéria, hemácia c sg incompatível. Ex: transfusão sg, incompatibilidade sg mãe e bebe fator Rh (vai ter + IgG, eritrócito é alvo do anticorpo e complemento), metabólito de droga ligada ao eritrócito (muda a conformação do eritrócito -> é tb destruído, anemia hemolítica auto imune).
III= Complexos imunes: 48 a 72 hs. Imunocomplexos formados com a produção de anticorpos em função da estimulação da resposta imune. IgM/IgG (precisa de contato anterior) + complemento. Complexos depositados nos tecidos, principalmente nos rins, pele e articulações. Vai causar: glomerulonefrine, pênfigo, psoriase, artrite reumatóide, vasculite. Processo inf q cronificou. Leva a quadro de DAI. Ex: Doença do soro -> Um indivíduo leva uma picada de cobra. Como forma de tratamento, recebe um concentrado de anticorpo contra a toxina (produzida no cavalo). O cavalo é uma espécie diferente, portanto vai ter marcadores diferentes em seus anticorpos. As primeiras doses não causam nada. Pode desenvolver anafilaxia e também a doença do soro. Faz erupções cutâneas que deixa a pessoa totalmente vermelha. O sistema imune cria anticorpos contra os anticorpos do cavalo. Esse complexo é solúvel: pode se depositar em um eritrócito e levar a uma anemia hemolítica (HS TIPO II), mas também pode