Imunologia
Professor: Hugo
Aluno: Wesley dos Reis Costa
Células e Órgãos do Sistema Imunológico
A primeira linha de defesa contra infecções incluem as barreiras físicas naturais que limitam a entrada de microrganismo no corpo, incluindo a secreção de glândulas sebáceas que contém ácidos graxos, enzimas hidrolíticas defensivas antibacterianas. Uma vez que patógeno tenha comprometido essas barreiras e ganhado acesso ao corpo, componentes celulares devem ser ativados para combater os organismos invasores.
Células-Troncos
Hematopoéticas Pluripotentes
As células do sistema imune são derivadas de células-tronco hematopoéticas pluripotentes da medula óssea. A imunidade inata apresenta-se desde o nascimento e consiste em componentes inespecíficos. A imunidade adquirida por definição requer o reconhecimento com especificidade de substâncias estranhas.
A resposta imune adquirida é também classificada como imunidade humoral ou celular. A imunidade humoral envolve linfócitos B que sintetizam e secretam anticorpos que neutralizam patógenos e toxinas. Um intricado sistema de comunicação permite que os componentes da imunidade inata e da adquirida trabalhem em conjunto para combater doenças infecciosas. Células mielóides incluem os neutrófilos polimorfonucleares móveis, monócitos e macrófagos altamente fagocíticos e que constituem a primeira linha de defesa contra a maioria dos patógenos.
Células mielóides; Primeira linha de defesa
Neutrófilos são granulócitos, são o tipo celular mielóide mais abundante. São leucócitos fagocíticos móveis que são as primeiras células a serem recrutadas aos locais de inflamação aguda. Os neutrófilos têm vida curta e são produzidos nas medula óssea. Eles ingerem, matam e digerem patógenos microbianos, com suas funções baseadas em proteinas especiais encontradas em grânulos primários e grânulos secundários. Eosinófilos são