imunologia
LARA MASA FERREIRA VALENTE
SABRINA DA SILVA GOMES
SAMAR LUZIA GERARLDELI QUERUBIM
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
A IMPORTÂNCIA DOS ANTICORPOS
CARANGOLA-MG
2014
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ANNY CAROLINNIE FERRAZ FERREIRA
LARA MASA FERREIRA VALENTE
SABRINA DA SILVA GOMES
SAMAR LUZIA GERARLDELI QUERUBIM
Trabalho de conclusão de curso apresentado à disciplina de Imunologia do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais- unidade de Carangola como pré-requisito para obtenção de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Professor: Alexandre Bittencourt
CARANGOLA- MG
2014
SUMÁRIO: TOC \o "1-3" \h \z \u 1.INTRODUÇÃO: PAGEREF _Toc401438540 \h 52.DESENVOLVIMENTO: PAGEREF _Toc401438541 \h 63.CONCLUSÃO: PAGEREF _Toc401438542 \h 74. BIBLIOGRAFIA PAGEREF _Toc401438543 \h 8
1.INTRODUÇÃO:Também chamados de imunoglobulina, anticorpo é uma proteína específica produzidos pelos linfócitos B, que reage com o corpo estranho e desencadeiam vários mecanismos efetores que eliminam os antígenos. Agem aderindo à superfície do corpo estranho, impedindo a multiplicação dos microrganismos e inibindo a ação das toxinas. Os antígenos são extremamente específicos, por isso podemos dizer que para cada um dos seus tipos existe um tipo de anticorpo, com forma complementar à do antígeno. Alguns anticorpos possuem a capacidade de aglutinar células e precipitar antígenos solúveis. Esta aglutinação facilita a fagocitose do micro-organismo e a precipitação de moléculas estranhas que são agressivas, podem torná-las inócuas.
No sangue humano,20% das proteínas encontradas no plasma são anticorpos, pois qualquer substância estranha encontrada no corpo irá acelera a formação de novos anticorpos.
As imunoglobulinas são distribuídas no plasma no sangue e são encontradas na superfície de um limitado número de tipos celulares. Embora elas tenham algumas diferenças na sua estrutura que caracterizam as suas classes, elas têm a uma