Imunologia
Sistema imunológico adquirido: Adquirimos com o tempo, conforme nosso organismo vai se desenvolvendo e melhorando suas células de defesa. Nesse caso, as células passam a agir de forma específica, criando uma nova forma de atacar cada um dos organismos invasores, de modo que os destrua mais rapidamente e com mais eficiência.
Existem três grupos principais de células imunológicas: os linfócitos e os macrófagos.
Macrófagos: Estão presentes no tecido conjuntivo e no sangue (nesse caso, são chamados de monócitos), tem a função de detectar e fagocitar (englobar e digerir substâncias no organismo) os antígenos. São os primeiros a perceber a presença de agentes invasores no organismo.
Linfócitos: Esses tipos de células são encontrados no sangue e são considerados um tipo de leucócito (glóbulo branco). Existem três tipos principais:
Linfócitos B: Produzem anticorpos quando maduros e ativos. Nessa fase, são chamados de plasmócitos.
Linfócitos T auxiliadores: Recebem informações dos macrófagos e ativam os linfócitos T matadores e os linfócitos B. São eles quem comandam a defesa do organismo.
Linfócitos T matadores: Quando ativos, destroem as células anormais, infectadas ou estranhas no organismo.
O sistema imunitário é composto por dois grupos de órgãos, os órgãos imunitários primários e os órgãos imunitários secundários. Os primeiros são assim denominados por serem os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos. Já os segundos, são secundários por atuarem no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos.
Órgãos imunitários primários:
Medula óssea: Produz linfócitos B e linfócitos matadores. É nesse órgão que ocorre o processo de amadurecimento dos linfócitos