IMUNOLOGIA
A Imunologia é o estudo das respostas do organismo que fornecem imunidade, ou seja, proteção às doenças. Ainda que o sistema imune seja muito complexo, certos componentes do sistema imune são facilmente detectados, como por exemplo, os anticorpos.
O sistema imunológico baseia-se nas relações Antígeno-Anticorpo.
Antígenos (Ag) são substâncias estranhas que induzem uma resposta imune por causar uma produção de anticorpos e/ou linfócitos sensibilizados que reagem especificamente com a substância; Imunógeno.
Anticorpo (Ac) - Proteína do soro que foi induzida por e reage especificamente a uma substância estranha (antígeno); Imunoglobulina.
Todos os testes baseados em reações Ag/Ac ou dependem da formação de rede ou teremos de encontrar forma de evidenciar a formação de complexos Ag/Ac. Todos os testes baseados em reações Ag/Ac podem ser usados para detectar tanto o Ag ou Ac.
VDRL (Venereal Diseases Research Laboratory)
PRINCÍPIO DE AÇÃO
Metodologia: Reação de floculação.
A combinação de lecitina, colesterol e cardiolipina possui semelhança imunológica com antígenos de Treponema pallidum, consistindo em um antígeno não treponêmico.
A interação dos anticorpos da amostra com este antígeno produz floculação que pode ser detectada ao microscópio óptico.
AMOSTRA
Preparo do Paciente
Colher sangue pela manhã após jejum de 8 horas, salvo orientações médicas.
Amostras utilizadas
Soro ou líquido cefalorraquidiano (límpido e isento de fragmentos de coágulos). Não utilizar soros hemolisados ou lipêmicos, pois podem produzir aglutinação inespecífica.
A amostra é estável por 05 dias entre 2 e 8 °C. Não é preciso inativar o soro. É recomendável jejum de 8 horas antes da coleta de sangue.
Estabilidade e armazenamento da amostra
A amostra é estável por 05 dias entre 2 e 8 °C. Não é preciso inativar o soro.
COMPONENTES DO KIT
Número 1 - Antígeno para VDRL em suspensão - conservar entre 2 e 8 ºC. Não congelar. Homogeneizar bem