IMUNOLOGIA
1. PRINCÍPIOS DE IMUNIDADE
SISTEMA IMUNE
INATA ADAPTATIVA
RESPOSTA IMEDIATA RESPOSTA MAIS DEMORADA
RELACIONADAS À INFLAMAÇÃO
O sistema imune está relacionado com a regeneração, defesas contra coisas estranhas, identifica o que é próprio e não próprio, atua na defesa contra patógenos e na identificação do mau funcionamento dos tecidos, em resumo, é um sistema integrador.
A resposta inata tem inúmeros mecanismos, dentre eles barreiras físicas, as quais são as barreiras nas superfícies em contato com o ambientesistemas respiratório, digestório, urinário e pele. Um dos mecanismos de defesa das mucosas é a descamação, a produção de muco e secreções que contém proteínas do sistema imune com a capacidade de reconhecer microorganismos e até destruí-los.
A destruição dos microorganismos é favorecida pela evolução, que conferiu padrões de glicosilação, lipídeos específicos, etc que permitem o reconhecimento pelo sistema imune, ou seja, esse reconhecimento é dos constituintes básicos e fundamentais da fisiologia dos microorganismos.
Os microorganismos podem ficar presos no muco, podem não resistir ao pH estomacal, além de competirem com a microbiota, a qual é reconhecida como própria e não é atacada pelo sistema imune. A microbiota é fundamental na luta contra microorganismos devido à competição, sendo afetada pelo uso de antimicrobianos, os quais reduzem seu número e abre oportunidades aos patógenos oportunistas, como infecções por Candida albicans.
SISTEMA IMUNE INATA ADAPTATIVA RECONHECE PAMPS RECONHECE ANTÍGENOS MECANISMOS MECANISMOS MECANISMOS MECANISMOS HUMORAIS CELULARES HUMORAIS CELULARES
Tanto a imunidade inata quanto a adaptativa trabalham via ações celulares e por moléculas (proteínas) secretadas