IMUNOLOGIA
Doenças autoimunes são resultado de danos aos órgãos e tecidos, de anticorpos ou de células autorreativas. Afetam cerca de 2% da população, e estão relacionadas a falhas no sistema de autotolerância. Os fatores que podem contribuir para a perda da autotolerância são inúmeros, causando a manifestação de doenças autoimunes, como por exemplo: Condições ambientais (infecções), ação de hormonios (especialmente estrogênios), medicamentos, defeitos no sistema imune (em celulas natural killer, em celulas T supressoras ou no processo de fagocitose) agentes toxicos, etc..
Diante dessas informações, é possivel concluir que não existe uma causa única, e sim varios fatores que contribuem para esse processo patológico.
Abodaremos à seguir, as principais doenças autoimunes e como são diagnosticadas no laboratório:
LUPUS ERIMATOSO SISTÊMICO - É uma doença reumática, caracterizada por uma inflamação crônica, com períodos de piora e remissões, atinge 1 em cada 2.000 indivíduos. Sendo mais comum em mulheres com idade reprodutiva, pode acometer individuos de ambos os sexos e idades.
No LES, os sinais clinicos são extremamente diversos, os primeiros sintomas são inespecíficos: fadiga, febre, mal-estar, perda de peso e anorexia, tornando o diagnóstico mais dificil na fase inicial.
DIAGNOSTICANDO O LES - Para diagnosticar o LES, conta-se com a orientação do Colégio Americano de Reumatologia (CAR). São 11 critérios, em que a presença de pelo menos 4 define a patologia. Tendo suspeita de 2 desses 11 critérios, é recomendada a pesquisa de anticorpos antinucleares. Esse não é um teste específico, ele apenas sugere a presença de autoanticorpos, porém, direciona o raciocínio clínico, que leva à investigações de autoanticorpos específicos, por exemplo: anti-dsDNA (anti DNA nativo ou fita dupla), anti-SSA-Ro e anti-Sm, que caracterizam com mais precisão o quadro laboratorial.
ARTRITE REUMATÓIDE - É uma doença inflamatória