Imunologia
Origens do assunto: da prática médica e de observações históricas onde pessoas que sobreviviam a surtos de doenças epidêmicas não eram afetadas quando expostas àquela mesma doença novamente - elas haviam se tornado imunes a infecção. As doenças infecciosas são causadas por microorganismos, que têm a vantagem de se reproduzir rapidamente. Em resposta, o corpo humano investe intensamente em células dedicadas a defesa, que formam o sistema imune, fundamental à sobrevivência humana. Na ausência de um sistema imune funcionante até as infecções leves podem superar o hospedeiro e se tornar fatais. Apesar do bom funcionamento do sistema imune, todos os seres humanos sofrem de doenças infecciosas, especialmente quando muito jovens. Isso ocorre porque o sistema imune leva tempo para construir uma resposta intensa a um microorganismo invasor, período no qual o invasor pode se multiplicar e causar doença. Para fornecer imunidade protetora para o futuro, o sistema imune deve primeiro combater o microorganismo. Isso coloca as pessoas em maior risco durante sua primeira infecção.
Ex: índios que entram em contato com os brancos pela primeira vez e ficam expostos a infecções completamente novas. Um dos maiores trunfos da imunologia foi a vacinação ou imunização, um procedimento em que uma doença severa é prevenida pela exposição prévia ao agente infeccioso, em uma forma que não causa doença. Permite ao organismo obter a resposta protetora necessária sem risco à saúde ou à vida.
DEFESAS CONTRA PATÓGENOS INVASORES O objetivo do sistema imune é reconhecer os organismos estranhos, impedir sua disseminação e finalmente eliminá-los do corpo. Ele consiste de bilhões de células de vários tipos, que interagem com o agente infeccioso e umas com as outras para combater a infecção. Os patógenos são