Imunologia
1. Definir o que é o Sistema Imune Comum das Mucosas.
Sistema Imune Comum das Mucosas pode ser definido como o conjunto de células e moléculas responsáveis pelo reconhecimento e eliminação de agentes de caráter infeccioso nas principais portas de entrada do organismo, isto é, no trato gastrointestinal e trato respiratório. É um sistema difuso de pequenas concentrações de tecidos linfoides distribuídos em várias regiões do corpo, onde linfócitos ativados em uma determinada mucosa podem migrar e efetuar resposta em outra. Ou seja, linfócitos ativados na mucosa nasal podem migrar e efetuar resposta na mucosa gastrointestinal. São admitidos dois sítios, um onde há reconhecimento do antígeno e ativação das células, conhecido como sítio indutor, e um sítio onde as células encontram-se ativadas e prontas para efetuar resposta. Este último é conhecido como sítio efetor. Alguns exemplos: GALT, NALT, BALT etc.
2. Destacar algum benefício para a imunidade específica conferida por este sistema.
Pode ser destacado como benefício o fato do sistema imune não efetuar resposta conta a todas as substâncias que entram no trato, mas somente a antígenos específicos, visto que, principalmente o trato gastrointestinal e o respiratório, estão entrando constantemente em contato com diversas moléculas, como o alimento. A GALT efetua resposta imune somente a antígenos específicos, não respondendo ao alimento, por exemplo.
3. No GALT, quais são os sítios indutores e efetores da resposta imune? Qual a constituição celular de cada sitio?
Sítios indutores: Mucosa (constituída de células epiteliais e célulasM). Placas de Player (células T e B), linfonodos mesentéricos, folículos linfoides isolados no intestino, apêndice.
Sítios efetores: Lâmina própria (linfócitos T, B, e Intraepitelias).
Quais os componentes celulares do epitélio associado ao folículo ou epitélio que reveste as plcas de Peyer? Qualis as funções de cada tipo celular?