imunologia
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS
BIOQUÍMICA, IMUNOLOGIA E HORMÔNIOS
Polo Picos – PI 2013
BIOQUÍMICA, IMUNOLOGIA E HORMÔNIOS
Produção textual – apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação em cumprimento às exigências para obtenção do Título de Especialista.
Picos – PI
2013
BIOQUÍMICA, IMUNOLOGIA E HORMÔNIOS
A bioquímica é o setor do laboratório clínico que usa análises químicas para estudar o nível de vários componentes do corpo durante a saúde e a doença. Esses testes químicos são usualmente feitos em amostras de sangue, mas urina e outros líquidos corpóreos são comumente analisados, esses fluidos são analisados para a presença ou ausência de certas substâncias ou para o nível ou quantidade de substâncias. Os resultados desses testes são usados pelo clínico para diagnosticar alguma doença, instituir o tratamento e seguir o progresso da doença.
Imunologia é um ramo da biologia, que aplicado à medicina, estuda o complexo sistema imunológico do ser humano, ou seja, os organismos que fornecem a imunidade, protegendo o organismo do homem de doenças, que podem ser causadas por uma grande variedade de bactérias, vírus, fungos, toxinas, protozoários e vermes, entre outros.
A palavra imunidade surgiu do termo latino immunis que significa, literalmente, isento de encargo. Tal termo pode ser aplicado em meios não científicos, como por exemplo, “imunidade diplomática” (ao qual se aplica o “isento de cargo”). Quando aplicado à biologia, o encargo é a doença, ou seja, um organismo imune é um organismo isento de doença.
O sistema imunológico (por meio de anticorpos, antígenos, imunoglobulinas, e outros) é capaz de identificar o que é próprio do organismo humano, assim como reconhecer o que não lhe é próprio, os organismos desconhecidos, como os patógenos já citados, ou ainda os órgãos