Imunologia Resumo IV Citocinas
Resumo IV - Imunologia
Abbas
As citocinas são uma família de proteínas que medeiam muitas das respostas de imunidade natural e adquirida. As mesmas citocinas podem ser produzidas por muitos tipos celulares diferentes, e citocinas individuais frequentemente agem em diversos tipos celulares. As citocinas são sintetizadas em resposta a estímulos inflamatórios ou antigênicos e geralmente atuam localmente, de modo autócrino ou parácrino, por ligação a receptores de alta afinidade nas células-alvo. Certas citocinas podem ser produzidas em quantidade suficiente para circular e exercer ações endócrinas. Para muitos tipos celulares, as citocinas servem como fatores de crescimento.
As citocinas medeiam sua ações por ligação com alta afinidade a receptores que pertencem a um número limitado de famílias estruturais. A maioria dos receptores contém duas ou mais sub-unidades, e algumas sub-unidades são compartilhadas entre diferentes receptores. Os receptores a citocinas empenham diversas vias de sinalização especializadas, incluindo vias Jak-STAT (receptores tipo I e tipo II), vias TIR/IRAK (receptores da família IL-1), e vias TRAF (receptores á família TNF).
As citocinas que medeiam a imunidade natural são produzidas principalmente por macrófagos ativados e incluem as seguintes: o TNF e a IL-1 são mediadores de reações inflamatórias agudas a microrganismos; as quimiocinas recrutam leucócitos para locais de inflamação; a IL-12 e IL-18 estimulam a produção da citocina ativadora de macrófago INF-gama; os INFs tipo I são citocinas anti-virais; e a IL-10 é um inibidor de macrófagos e células dendríticas; IL-23 e IL-27 regulam respostas inflamatórias dependentes de células T. Essas citocinas trabalham nas respostas da imunidade natural a diferentes classes de microrganismos, e algumas (IL-12, IL-18, IL-23 e IL-27) modificam respostas imunes adquiridas que se seguem á resposta imune natural.
As citocinas que medeiam e regulam as respostas imunes adquiridas são