Imunologia clinica
1. Sendo uma estrutura protéica, o anticorpo é sintetizado por células específicas, células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções. Essa síntese é coordenada depois que o sistema imunológico entra em contato com um antígeno (proveniente de bactérias, fungos, etc.), são produzidos anticorpos específicos contra ele. O que define a especificidade de um anticorpo? Que interações bioquímicas estão presentes na ligação Ag-Ac e quais são as principais? Faça um esquema representando a estrutura tri-dimensional de um anticorpo e indique o local de ligação com o antígeno e o local de ligação proteínas do sistema complemento.
2. Quais os tipos de imunoglobulinas encontradas no Homem e suas funções? Qual a mais abundante?
3. Dê a definição de: A) Transplante / B) Enxerto / C) Rejeição
4. Que fatores podem contribuir para o sucesso em transplantes?
5. O que é e como atua o sistema HLA no sistema de reconhecimento celular? Qual o objetivo dos exames de HLA?
6. Dê a definição de: A) Aloenxerto / B) Auto-enxerto / C) Transplante tipo Singênico / D) transplante tipo Xenogênico
7. Explique porque os transplantes do tipo Auto-enxerto e Singênico são mais seguros e possuem menores chances de apresentarem processo de rejeição que os tipos Aloenxerto e Xenogênico.
8. Qual a diferença entre sensibilidade e especificidade em técnicas laboratoriais imunológicas?
9. Sobre as interações antígeno-anticorpo qual a causa de possíveis reações cruzadas? Quando há essa possibilidade como deve ser classificado o teste?
10. Defina Avidez e apresente exemplo de sua formação
11. Observe as amostras abaixo e responda justificando sua resposta: Em quais tubos há um equilíbrio na quantidade de Ag-AC e em quais tubos há concentrações diferentes? (responda de acordo com o precipitado visível no fundo do tubo).
12. O que é o sistema complemento e como ele auxilia o sistema imune?
13. Quais