IMUNOLOGIA CLÍNICA
O Sistema Imune é um conjunto de células de defesa e/ou ataque eficaz que tem a capacidade de distinguir o que traz perigo para o organismo e protegê-lo contra patógenos oportunistas. Esta distinção ocorre por uma comunicação por meio de sinais mediados por citocinas e receptores. As células do sistema imune estão distribuídas por todo organismo, sendo encontradas alojadas nos tecidos, desempenhando o papel de sentinela e circulando por vasos sanguíneos e linfáticos esperando o sinal de que o organismo foi invadido.
Independente da localização da célula que compõem o Sistema Imune, estas apresentam uma característica comum, que é passar uma parte da sua vida na corrente sanguínea além de que todas se originam da medula óssea. Para que o Sistema Imune desempenhe bem o seu papel de defesa e/ou ataque é necessário que seus componentes diferenciem o próprio do não próprio. Desta maneira o que não for comum ao organismo será controlado e/ou eliminado. Embora as células do Sistema Imune interajam entre si ocorre uma classificação em dois grupos, as células que compõem a imunidade inata, e células que compõem a imunidade adaptativa.
A Imunologia Clínica tem o papel de investigar e orientar o clínico no diagnóstico das patogenicidades por meio de resultados de exames laboratoriais. O clínico precisa conhecer as estratégias traçadas pelo Sistema Imune para controlar e/ou eliminar os diferentes patógenos, além de saber as estratégias de evasão utilizadas pelos patógenos para driblar a defesa e o ataque do Sistema Imune.
Do ponto de vista imunológico, um determinado agente infeccioso não precisa se restringir a uma única estratégia patogênica, de modo que a