Imunohematologia
Revisão: Out/2013
Sistema ABO
A classificação do sistema ABO tem como princípio a pesquisa dos antígenos ABO fixados na membrana da hemácia e anticorpos Anti-ABO presentes no soro do paciente. Esta classificação define o grupo sanguíneo de um indivíduo, e se dá por 2 provas:
Prova Direta (ou Beth-Vincent): pesquisa dos antígenos fixados nas hemácias do paciente. Deve ser feita com soros
Anti-A, Anti-B e Anti-A,B.
Prova Reversa (ou prova de Simonin): pesquisa do anticorpo no soro do paciente. Deve ser feita com hemácias tipadas A e B, com atenção para o fato de que o anticorpo B costuma ser mais fraco (título fraco) que os demais anticorpos. A prova reversa é uma contra-prova fundamental para a conclusão do exame.
O grupo ABO só pode ser definido se existir concordância entre os resultados destas duas provas, que devem ser interpretados da seguinte forma:
Prova Direta (Antígeno)
Prova Reversa (Anticorpo)
Sistema ABO
Antígeno A
Anticorpo b
Grupo Sanguíneo A
Antígeno B
Anticorpo a
Grupo Sanguíneo B
Antígeno A e B
Ausência de Anticorpos a e b
Grupo Sanguíneo AB
Ausência de Antígenos A e B
Anticorpo a e b
Grupo Sanguíneo O
Os anticorpos do Sistema ABO aparecem espontaneamente após 3-6 meses de idade, com pico de produção no período entre 5-10 anos e diminuição progressiva na velhice. Uma das prováveis explicações para esse aparecimento é a ampla distribuição de estruturas semelhantes a esses antígenos na natureza, principalmente nas bactérias, e por isso esses anticorpos são chamados de ocorrência natural. As bactérias presentes no trato intestinal, na poeira e em alimentos promoveriam uma exposição constante de todos os indivíduos à estas estruturas (semelhantes aos açúcares
A e B presentes nas hemácias). Assim, a presença ou ausência dos antígenos A e/ou B na membrana das hemácias
(prova direta) e a detecção ou ausência dos anticorpos contra os antígenos que não possuem (prova reversa)