POP 001
Versão
Data
Alteração
0.0
RESUMO:
O manual de procedimentos operacionais padrão (P.O.P) da Agência Transfusional da Clínica Dom Rodrigo, tem como objetivo principal o estabelecimento de normas e tecnicas para realizações das provas pré-transfusionais nas amostras de receptores de hemocomponetes do Hemocentro da Paraiba, deferidos pela Portaria Nº 2.712 de 12 de novembro de 2013.
PRINCÍPIos Tem como base a Resolução Nº 2.712 de 12 de novembro de 2013, as Normas técnicas para coleta, processamento e transfusão de hemocomponentes, do ministério da saúde e também as especificações técnicas para reagentes do setor de Imunohematologia.
AMOSTRAs:
As amostras de sangue para os testes pré-transfusionais deverão ser coletados de acordo com o tipo de exame a ser executado.
Todos os tubos deverão ser rotulados no momento da coleta com o nome completo do receptor, seu número de identificação (Enfermaria, Leito, UTI, Centro Cirurgico), data da coleta, hospital e assinatura de quem coletou a amostra. Tubos que não estejam devidamente identificados não devem ser aceitos pelo setor.
Antes que a amostra de sangue seja utilizada para realizar os testes, deve-se confirmar se os dados contidos na solicitação transfusional estão de acordo com as informações que constam do(s) tubo(s) da(s) amostra(s).
Em caso de dúvida ou discrepância, deve ser obtida nova amostra.
As amostras usadas para as provas pré-transfusionais devem ser coletadas para este fim específico.
Para a determinaçãi do grupo sanguíneo ABO/Rh (Tipagem direta e reversa), pesquisa e identificação de anticorpos irregulares, prova de compatibilidade, auto-controle e Coombs direto, as amostras devem ser colhidas com e sem anticoagulante (EDTA).
As amostras deverão ser processadas logo após a coleta, separando-se as hemácias do soro ou plasma, através do processo de centrifugação à 3500 R.P.M, por 5 minutos.
As amostras dos receptores (hemácias) conservar por 48 horas e soro