IMUNODEFICIENCIA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
IMUNOLOGIA
TEMA: IMUNODEFICIÊNCIA.
Lisandra Juvêncio Da Silva.
Matricula: 1211752/3
NOVEMBRO/2013
FORTALEZA, CE
Imunodeficiência
A imunodeficiência ou deficiência imunológica é um estado no qual a capacidade do sistema imunológico para combater doenças infecciosas é comprometida ou completamente ausente.
Maioria dos casos de imunodeficiência são adquiridos secundário, mas algumas pessoas nascem com defeitos no sistema imunológico, ou imunodeficiência primária.
Pacientes transplantados tomam medicamentos para suprimir seu sistema imunológico como uma medida anti-rejeição, assim como alguns pacientes que sofrem de um sistema imunológico mais ativo.
Uma pessoa que tem uma imunodeficiência de qualquer tipo é dito ser imunocomprometidos. Uma pessoa imunocomprometidos podem ser particularmente vulneráveis a infecções oportunistas, além de infecções normal que poderia afetar a todos.
Na imunodeficiência existe uma série de doenças raras que apresentam uma maior suscetibilidade às infecções desde a infância. Muitos destes distúrbios são hereditários e são autossômica recessiva ou ligada ao X. Há mais de 80 reconhecidos síndromes de imunodeficiência primária, que são geralmente agrupados por parte do sistema imunológico que não está funcionando corretamente, como linfócitos ou granulócitos.
O tratamento de imunodeficiências primárias depende da natureza do defeito, e pode envolver infusões de anticorpos, a longo prazo antibióticos e (em alguns casos) o transplante de células-tronco. Deficiência imunológica também pode ser o resultado de processos externos em particular ou doenças, o estado resultante é chamado de “secundário” ou “adquirida” imunodeficiência. As causas mais comuns de imunodeficiência secundária são desnutrição, envelhecimento e medicamentos em particular (por exemplo, quimioterapia, drogas modificadoras da doença reumático,