RUGOSIDADE
ETESC - ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SANTA CRUZ
FAETEC - FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA
PRODUÇÃO MECÂNICA II
PROFESOR RUBEM URBANI
TURMA 2207
SAMUEL RUFINO CORREA
RIO DE JANEIRO, MARÇO DE 2015
RUGOSIDADE:
Por mais lisas que sejam as superfícies, elas apresentam imperfeiçoes, que podem ser macro imperfeições, ou micro imperfeições.
A Rugosidade é o conjunto de imperfeições, da superfície de um material. Na mecânica, essa propriedade dos materiais é muito importante pois ela interfere, por exemplo, na qualidade de deslizamento, no desgaste, na resistência de escoamento de líquidos, na aderência e na vedação.
A importância do estudo do acabamento superficial aumenta na medida em que cresce a precisão de ajuste entre as peças a serem acopladas
O acabamento superficial é medido através da rugosidade superficial, a qual é expresso em mícrons. No Brasil, os conceitos de rugosidade superficial são definidos pela norma ABNT NBR 6405-1985.
A rugosidade superficial é função do tipo de acabamento, da máquina-ferramenta ou do processo de fabricação utilizado. Na análise dos desvios da superfície real em relação à superfície geométrica (ideal, de projeto), pode-se distinguir os seguintes erros: • Erros macro geométricos ou erros de forma: Podem ser medidos com instrumentos de medição convencionais.
• Erros micro geométricos: Podem ser medidos somente com instrumentos especiais tais como O rugosímetro. Este instrumento pode ser a laser ou eletromecânicos
SUPERFÍCIES E PERFIS:
Superfície geométrica: Na realidade, não existe, trata-se apenas de uma referência, é a forma a qual a superfície física deve assumir forma.
Superfície Real: Superfície que limita o corpo e o define no espaço. É a superfície que resulta do método empregado na sua produção. Superfície que podemos ver e tocar.
Superfície Efetiva: Parte avaliada pela técnica de medição, com forma aproximada da superfície real de uma peça. É a superfície apresentada e analisada pelo