império Romano
No século VII a.C, o Lácio era ocupado por um grupo de pastores e agricultores, o latino, que viviam em aldeias independentes mais que eram unidas por seus ritos e abertas as influencias culturais exercidas pelos etruscos e gregos. Uma dessas aldeias latinas, chamada Roma, estavam em posição ideal para o comercio, pois era próximo ao rio tigre, em um ponto no qual era possível atravessa-lo sem dificuldade, o domínio etruscos transformou Roma na cidade mais poderosa do centro da península Itálica. As origens de Roma ainda hoje são incertas. Pois historiadores gregos incluíram a cidade entre os centros fundados pelo herói troiano Enéas, que havia partido a península itálica depois do incêndio de troia, enquanto Fabio Pctor, o primeiro historiador romano, apresentou o mito de Rômulo e Remo, no qual a lenda diz que os a os gêmeos foram deixados pela mãe no rio tigre em um cesto , ela temia que seus filhos fossem mortos pelo o rei da cidade. Os bebes foram salvos por uma loba, que os amamentou, e foram criados por um pastor. Na idade adulta os irmãos disputaram o trono da nova cidade. Romulo matou Remo e posteriormente tornou-se o primeiro rei da nova comunidade.
Estrutura Sociopolítica
Roma Antiga foi uma nação que passou por muitas mudanças que influenciavam no estado de vida de seus habitantes. Os representantes por essas mudanças atuavam diretamente na sociopolítica. Dentro da sociopolítica Romana houveram três fases divididas em: Monarquia Republica e o Império Romano.
- Monarquia
Nesse período foi quando Roma começou assegurar-se e destacar-se das outras civilizações. As principais atividades econômicas de Roma nessa época eram agrárias e não havia muitas possibilidades de mobilidades sociais. A sociedade romana era basicamente composta por três grupos. Os Patrícios (Aqueles que tem pais) ou gentes, porque se agrupavam na unidade básica familiar: Os gens, semelhantes aos do mundo gregos. Grandes proprietários de terras