IMPÉRIO MARÍTIMO PORTUGUÊS: APOGEU E DECLÍNIO
24401 palavras
98 páginas
8UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
LUCIANA IMACULADA DO COUTO
IMPÉRIO MARÍTIMO PORTUGUÊS:
APOGEU E DECLÍNIO
Orientadora:
Doutora Muza Clara Chaves Velasques
RIO DE JANEIRO
2007
9
IMPÉRIO MARÍTIMO PORTUGUÊS:
APOGEU E DECLÍNIO
Monografia apresentada como requisito para conclusão do curso de licenciatura em História da Universidade Veiga de Almeida.
Orientadora: Doutora Muza Clara Chaves
Velasques.
RIO DE JANEIRO
2007
10
DEDICATÓRIA
A minha mãe, por tudo que ela faz, que de tanto, nem tenho como agradecer.
11
AGRADECIMENTOS
Agradeço, a todos os professores, desde o primeiro período, com os quais tive a oportunidade de partilhar experiências e conhecimentos, de um modo muito especial, mas principalmente a professora Muza Clara que me orientou na elaboração desta, sempre com paciência e muito comprometimento.
Aos meus colegas de trabalho, Cristina, Adriana, Márcia, Lenira, Cadu por sempre terem uma palavra amiga nas horas difíceis e também por terem aturado meu mau humor em alguns momentos, mas em especial ao amigo Leonardo, sempre me emprestando livros e
“ideias” para a elaboração desta.
Ao meu companheiro Luciano Marques, por toda a ajuda prestada fosse em buscar livros, fosse em traduzir textos e principalmente por entender todas as minhas ausências durante este período.
Aos amigos que me acompanharam nestes três anos no curso de História, Alexandre
Ali, Alexandre Mattos, Caroline Pereira, Luciana Desterro, mas especialmente a Janaina
Rocha, sempre me ajudando com as provas de América e em muitos outros momentos difíceis. Enfim a todos aqueles que, ativa ou passivamente, contribuíram de alguma forma para meu engrandecimento pessoal e a realização de um sonho.
12
“Prefiro morrer de pé a viver sempre ajoelhado”.
(Ernesto "Che" Guevara)
13
RESUMO
O império português, com todas as suas possessões no mundo, durou cerca de seis séculos. Teve início com a conquista de Ceuta