Império Globo
Não se sabe ao certo, mas há grandes indícios de que a Globo foi criada com o apoio da CIA, pois mostrou-se, a partir da sua criação, ser muito favorável ao golpe, alterando algumas notícias para sempre favorecê-lo. Infelizmente, são inúmeros os casos em que as notícias foram manipuladas, como é o caso do Riocentro, onde os militares aproveitarem uma festa popular que estava acontecendo no local e trancaram os portões por fora para tocarem bombas no público, causando pânico e morte e que foi noticiado pela emissora como um atentado de revolucionários contrários à ditadura, chamando-os de terroristas.
A maior rede de televisão brasileira também teve papel importante no acobertamento da Operação Bandeirante (OBAN), em que indivíduos contrários ao regime eram mortos de inúmeras formas e atirados no mar de barriga para baixo para não boiarem e nunca mais serem encontrados. Além disso, ela acobertou o caso da Operação Gasômetro que, se realizada, mataria multidões, colocando, novamente, a culpa em revolucionários contrários à situação.
Seguindo nessa linha a Globo ainda bancou as falsas notícias dos assassinatos de Vladimir Herzog, Fiel Filho, Stuart Angel, entre outros, tomando sempre como verdade a análise feito pelo médico da ditadura Harry Shibata. Por mais horrível que seja, a televisão ainda noticiava confissões “espontâneas” de revolucionários presos pelo exército, isso claro depois de inúmeras sessões de tortura.
Por último, mas não menos importante, a emissora brasileira ao