ingles de sousa: escritor, obidense amazônida
2848 palavras
12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁCAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA
FACULDADE DE LETRAS DALCÍDIO JURANDIR
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS - HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
ALINE NUNES DOS SANTOS
INGLÊS DE SOUSA: ESCRITOR, OBIDENSE, AMAZÔNIDA
Trabalho elaborado para obtenção parcial do conceito na disciplina Seminário de Pesquisa, ministrada pelo Prof. Dr. César Martins de Souza.
Orientador sugerido 1: Prof. Dr. César Martins de Souza
Orientador sugerido 2: Prof. Ms. João Jesus Rosa
ALTAMIRA – PA
AGOSTO DE 2013
SUMÁRIO
1. DELIMITAÇÃO DO TEMA, 03
2. JUSTIFICATIVA, 05
3. OBJETIVOS, 08
4. METODOLOGIA, 09
5. CRONOGRAMA, 11
6. BIBLIOGRAFIA, 12
7. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, 13
1. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este trabalho tem como intuito mostrar Inglês de Sousa como um escritor admirável, mas que inicialmente não teve tanto êxito com seus romances, pois neles mostrava uma realidade regional amazônida o que não interessava muito no meio literário da época. O realismo e naturalismo explícitos em seus livros levava o leitor a conhecer uma vida diferenciada da social admirada no século XIX.
Ao transmitir nas suas obras uma vida simples de ribeirinhos, moradores de pequenos vilarejos situados às margens do Amazonas, Inglês de Sousa reescrevia aquilo que ele próprio vivenciara e que nos leva a perceber que ele se tornou um ficcionista da realidade ambiental e social da região amazônica.
Herculano Marcos Inglês de Sousa, advogado, jornalista, contista, romancista, nasceu na cidade de Óbidos, no Pará, em 28 de dezembro de 1853. Filho de Marcos Antônio Rodrigues de Sousa e de Henriqueta Amália de Góis Brito Inglês de Sousa, ambos providos de famílias tradicionais. Em 1854 a família mudou-se para Manaus, passando pelo Maranhão e logo depois para Parintins. (Barreto, 2003).
Segundo Barreto, Inglês de Sousa foi matriculado numa escola em Belém e mais