Império Bizantino
Caracterize a perspectiva dos bizantinos em serem “romanos”.
Primeiramente todas as regiões e povos sob o domínio de Constantinopla eram chamados e considerados romanos, o termo Bizantino veio apenas no século XVI. Sendo uma cidade fundada por Roma e tendo como religião o cristianismo os bizantinos se sentiam herdeiros e salvador do Império Romano Ocidental que estava em decadência, suas raízes culturais latinas uniu os povos por eles dominados criando uma maneira de sentir e pensar. Porém o afastamento de Constantinopla com ocidente acabou por mesclar a cultura latina com a Greco-oriental criando uma nova e única cultura.
Que papel a religião desempenhou no Império Bizantino? Fundamente os princípios do cristianismo e da Igreja Católica Apostólica Oriental (Igreja Ortodoxa).
A religião no Império era a base da vida dos bizantinos, exercendo papel principal nessa civilização pois fundamentava o poder do Estado e dando significado e motivação para as obras e política exterior adotada pelos Bizantinos, a maior parte dos recursos econômicos eram utilizado para fins religiosos determinando o cotidiano de vários indivíduos por toda a vida, mas não apenas o cotidiano como os desdobramentos poliítos pois o imperador era considerado um semi-deus na terra e sua legitimidade era adquirida por meio do patriarca de Constantinopla. Para tornar-se um monge os princípios gerais foram codificados na legislação justiniana, dos quais os monges deveriam passar por um noviciado de três anos fazendo votos definitivos de castidade, pobreza e obediência, também tinham de renunciar seus bens particulares e obter consentimento do cônjuge para poder ingressar no mosteiro.
Qual a razão da intensa rivalidade que prosperou entre as duas igrejas cristãs, a Católica Romana e a Católica Ortodoxa?
Com o fortalecimento do cristianismo que mais tarde se tornou a religião oficial do império foram organizados concílios para definir seus dogmas. O Império Bizantino foi por