Impsacto da bacia hidrografica do rio iquiri
1521 palavras
7 páginas
[pic]SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
JOSÉ ANTONIO VIANA E SILVA
IMPACTOS DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA NA BACIA HIDROGRAFICA DO RIO IQUIRI
Rio Branco
2011
JOSÉ ANTONIO VIANA E SILVA
IMPACTOS DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA NA BACIA HIDROGRAFICA DO RIO IQUIRI
Trabalho apresentado ao Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [ Metodologia da pesquisa cientifíca, Legislação e Direito Ambiental, Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais, Analise Integrada do Meio Ambiente e Recuperação de Areas degradadas].
Orientador: Professor: Luciana Pires, Andrea Zômpero, Jossan Batistute e Thiago Domigos
Rio Branco
2011
1.TITULO IMPACTOS DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA NA BACIA HIDROGRAFICA DO RIO IQUIRI
2. INTRODUÇÃO
A agropecuária é passível de causar diversos impactos ao meio ambiente. No município de Capixaba no Estado do Acre, Brasil; está localizado o rio Iquiri. O mesmo vem sofrendo grande impacto da pecuária, pelo fato de ter suas nascentes localizadas ao longo da BR 317, no sentido Senador Guiomard – Capixaba, por onde o rio corre até desaguar no Rio Ituxi; onde estas estão em sua maioria desprotegidas pela mata ciliar, apresentando suas margens ocupadas por pastagens e cultivo da cana-de-açúcar. Esta cultura está implantada no município de Capixaba, a qual atingirá uma área de 30.000 hectares e poderá exercer uma pressão sobre os rios e igarapés, principalmente do rio Iquiri.
Para avaliar o impacto da atividade da pecuária sobre as condições ecológicas, foi realizado um monitoramento ao longo das nascentes do rio Iquiri, através de estudos de avaliação rápida de qualidade de habitats. A avaliação da diversidade de habitats oferece oportunidade de avaliar os níveis de impactos antrópicos em trechos de