Impressões sobre o filmeTempo de despertar
383 palavras
2 páginas
Impressões sobre o filme: “Tempo de despertar”O filme Tempo de despertar relata de modo comovente a introdução da L-DOPA no tratamento da Doença de Parkinson, baseado no livro de mesmo nome do neurologista Oliver Sacks.
O parkinsonismo é uma síndrome clínica caracterizada pela diminuição da expressão facial, postura encurvada, diminuição dos movimentos voluntários, marcha festinante (passos progressivamente encurtados e acelerados), rigidez e tremor semelhantes ao ato de “contar dinheiro”. Este tipo de perturbação motora é observada em inúmeras condições que tem em comum o dano do sistema dopaminérgico nigroestriatal. O parkinsonismo pode também ser induzido por fármacos que afetam este sistema, em particular, os antagonistas dopaminérgico s e as toxinas. (ROBBINS E COTRAN, 2010).
Grande parte do filme retrata o cientista, representado pelo ator Robin Williams (1951-2014), é um médico, dedicado, estudioso e obstinado em suas ações. De modo que após sua chegada ao hospital, toda a rotina da ala dos pacientes com encefalite letárgica, foi alterada.
Embora tenha dificuldades de relacionamento e extrema timidez, ele mantém grande dedicação e amizade por seu pacientes.
Durante observação dos mesmos constatou qua não havia “vontade” presente neles e após período de estudo e pesquisa descobriu qua talvez a L-DOPA, utilizada na época para tratamento de Parkinson pudesse “acordar” seus pacientesA inexistência de estudos sobre o uso da L-DOPA em pacientes com aquela patologia assim como o desconnhecimento sobre a farmacocinética da droga dificultou a mensuração de uma dose adequada para o tratamento, com isso, pode-se também observar os efeitos adversos do uso da L-DOPA.
Os efeitos adversos observados são comentados por GOODMAN E GILMAN (2012), destacam que com o uso prolongado droga alguns pacientes experimentam uma regressão da melhora inicial e qua às vezes esses efeitos podem ser tão desconfortáveis quanto a rigidez e a acinesia anterior. Os efeitos “on-off”