Impressora laser
A impressora é um periférico que, quando conectado a um computador, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos, fotos, etc. Com o avanço tecnológico, ao longo do tempo, as impressoras passaram por uma grande evolução e foram se especializando cada vez mais.
Este artigo tem a finalidade de demonstrar a estrutura, o funcionamento, as tecnologias de fabricação e vantagens da impressora a laser.
Estrutura do periférico
As impressoras a laser oferecem uma qualidade superior de impressão, além de serem muito mais rápidas.
Os componentes básicos da impressora a laser podem ser visualizados na figura a seguir.
[pic]
Relacionando as principais partes componentes desse periférico com suas funções.
➢ Conjunto do tambor ou cilindro fotorreceptor – revestido de material altamente fotocondutor, recebe luz laser em determinada parte, “desenhando” as fontes e imagens que compõem a página a ser impressa. [pic] O laser "desenha" sobre um tambor fotocondutor giratório
➢ Fio condutor – fio por onde passa a corrente elétrica. ➢ Toner – minúsculas partículas de pó negro (tóxico) que será usado na impressão, ficando armazenado no reservatório de toner. ➢ Fusor – um par de rolos aquecidos com função de fundir o tuner com as fibras de papel. ➢ Lâmpada de descarga – tem função de aplicar uma luz intensa sobre o cilindro. [pic]
Funcionamento do periférico
Um dos princípios básicos de uma impressora a laser é a eletricidade estática - fenomeno de acumulação de cargas eléctricas em um material qualquer, condutor, semicondutor ou isolante. Essa eletricidade deve-se ao fato de os átomos dos corpos apresentarem desequilibrio quanto a sua neutralidade.
O processo de impressão atrvés da impressora a laser acontece seguindo as seguintes etapas:
✓ Carregamento eletrostático
O cilindro ou