Impressora a laser
Tipo de Carga O toner vem em cartuchos geralmente substituídos prontamente; no entanto, alguns modelos acompanham cartuchos recarregáveis. As impressoras à laser coloridas requerem um cartucho de toner para cada uma das cores.
Método de Impressão
Esta impressora utiliza o raio laser modulada para a impressão e envia a informação para um tambor, através de raios laser.
O modo de funcionamento é muito semelhante ao dos fotocopiadoras. Existem impressoras a laser que imprimem colorido, além da cor preta tradicional.
O funcionamento das impressoras a laser baseia-se na criação de um tambor fotossensível, que por meio de um feixe de raio laser cria uma imagem eletrostática de uma página completa, que será impressa. Em seguida, é aplicado no tambor, citado acima, um pó ultrafino chamado de TONER, que adere apenas às zonas sensibilizadas. Quando o tambor passa sobre a folha de papel, o pó é transferido para sua superfície, formando as letras e imagens da página, que passa por um aquecedor chamado de FUSOR, o qual queima o Toner fixando-o na página
Material Impresso
As impressoras a laser utilizam tanto papel xerográfico ou de fotocópia comuns, mas se o objetivo é uma impressão de imagens em alta qualidade o indicado é utilizar o papel fotográfico (glossy) para ter um acabamento mais profissional.
Cores Disponíveis
Normalmente as Impressoras deste tipo tem o tipo de impressão apenas em preto, mas atualmente no mercado é possível achar várias opções em multicoloridas mas com o custo mais elevado.
Porta (Método de Comunicação)
Antes que uma impressora a laser possa fazer qualquer coisa, ela precisa receber os dados da página e “definir” como vai colocar tudo no papel. Esse é o trabalho do controlador da impressora.
O controlador da impressora é o principal computador de bordo da impressora a laser. Ele fala com o computador hospedeiro (por exemplo, o seu PC) por meio de uma porta de comunicação, como a porta paralela, porta de rede ou a porta