Imposto e sua evolução
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO GREGÓRIO SEMEDO
TRABALHO DE DIREITO FISCAL
TEMA: IMPOSTO E SUA EVOLUÇÃO
O Estudante:
Fausto Marcolino-113101
Turma: 31 T
3º Ano
Curso: Licenciatura em Direito
Lubango/2013
ÍNDICE
1.INTRODUÇÃO……………………………………………………………………..2
2. O IMPOSTO…………………………………………………………………...…..3
2.1. A NATUREZA DO IMPOSTO………………………...……………………..3-5
3. EVOLUÇÃO DO IMPOSTO……….………………………………………..….6-7
4. CONCLUSÃO……………………………………………………………………..8
6. BIBLIOGRAFIA…………………………………………………………………...9
1. INTRODUÇÃO
Imposto (do latim imposìtu-, particípio passado de imponère: impor, por como obrigação) é a imposição de um encargo financeiro ou outro tributo sobre o contribuinte (pessoa física ou jurídica) por um Estado ou o equivalente funcional de um estado a partir da ocorrência de um facto gerador, calculada mediante a aplicação de uma alíquota a uma base de cálculo, de forma que o não pagamento deste, acarreta irremediavelmente sanções civis e penais impostas à entidade ou indivíduo não-pagador, sob forma de leis. O imposto é uma das espécies do gênero tributo. Diferentemente de outros tributos, como taxas e contribuição de melhoria, é um tributo não vinculado: é devido pelo contribuinte independentemente de qualquer contraprestação por parte do Estado. Destina-se a atender as despesas gerais da administração, pelo que só pode ser exigido pela pessoa jurídica de direito público interno que tiver competência constitucional para tal.
2. O IMPOSTO
Os impostos são frequentemente divididos em directos e indirectos. Os impostos directos são destinados taxar diretamente o contribuinte sendo que, o principal exemplo deste é o imposto de renda e riqueza.
Os impostos indirectos, entretanto, são repassados ao contribuinte através do markup adicionado ao custo do produtor e o