Importãncia dos ions cálcio em diversos processos quimicos celulares
Os recursos da angiotomografia tridimensional surgiram pela promeira vez em 1990. Trata-se de um recurso adaptado ao aparelho de tomografia computadorizada que reduz o tempo para realização de exames; os níveis de ruídos, e a radiação a que o paciente é submetido. Na angiotomografia com múltiplos detectores é possível avaliar o sistema vascular e obter imagens em todos os planos: axial, cononal, sagital em terceira dimensão ( Siqueira e Araujo 2009 ).
Os scanners helicoidais da angiotomografia geram grande volume de dados, a tecnologia de processamento destas imagens é composta por modernos programas de computadores que permitem aos profissionais explorar as imagens com alta qualidade em várias disfunções em todo o organismo. ( Araujo e Martins ).
Métodos como a angiografia, um exame utilizado para a detecção de anomalias dos vasos sanguíneos com injeção de contraste radiopaco e visível ao raio x, oferecem inúmeras desvantagens. Na realização deste exame seu cateter invasivo gera desconforto, ainda que mínimo, e exige que o paciente permaneça internado por pelo menos oito horas.
Despertando assim, o interesse em desenvolver formas de avaliação não-invasivas eficazes na determinação dos resultados . ( Andrade ) Aos poucos substituíram a angiografia pela angiotomografia com múltiplos detectores, um método de diagnostico mais rápido e menos invasivo cujos estudos documentaram grande eficácia. ( Pinto ).
Este método de diagnostico tem sido muito utilizado para a avaliação dos enxertos arteriais e das pontes de safena utilizados no tratamento da doença arterial coronariana, oferecendo enormes vantagens quando comparado a outros exames. No ecocardiograma, por exemplo, o técnico encontra grande dificuldade de avaliar as estruturas extracardíacas, sobretudo a drenagem das veias pulmonares no átrio esquerdo, por sua posição posterior, muitas vezes deixando duvidas sobre a real comunicação das veias pulmonares ao átrio esquerdo. De acordo com Ripari, a