Atividade prática supervisionada
1-) Alterações na fisiologia respiratória em decorrência da prática de exercícios aeróbios.
- Estudo das estruturas anatômicas envolvidas no processo da respiração.
- Fisiologia da respiração: conceito de inspiração, expiração, PpO2, PpCO2, controle central da respiração, controle químico da respiração, espirometria e gasometria arterial.
- Respiração celular: estudo dos processos de hematose e relação com a respiração celular.
- Relação entre a influência da prática de exercícios aeróbios de seres humanos sobre os parâmetros acima, enfatizando possíveis benefícios ou malefícios. 2-) Importância dos íons cálcio em diversos processos químicos celulares: contração muscular lisa e esquelética, estimulação nervosa, coagulação sanguínea, estrutura óssea e sinalizador celular.
- Características químicas do elemento cálcio: propriedades periódicas, fontes (sais e óxidos de cálcio), formação de íons cálcio, estabilidade, reatividade.
- Importância do cálcio na fisiologia celular: reservas (retículo sarcoplasmático), função da calmodulina, importância do cálcio no acoplamento actina-miosina, e conseqüentemente na contração muscular lisa e esquelética.
- Influencia do cálcio na passagem dos estímulos nervosos pelos neurônios, analise dos canais de cálcio e ação deste íon na liberação dos neurotransmissores
- Função dos íons cálcio na coagulação intrínseca e extrínseca sanguínea.
- Entrada e saída dos íons cálcio do colágeno presente na estrutura de óssea e relação com o remodelamento ósseo
- A atuação do cálcio na indução e inibição de apoptose
3-) Estudo das alterações neuroanatômicas ou neurofisiológica que produzem manifestações clínicas.
- Análise da organização do sistema nervoso, enfatizando aos aspectos funcionais dos neurônios e neuroglias e relação com sinapses química e elétrica
- Sistema nervoso autonômico (simpático e parassimpático) e ações dos seus neurotransmissores.
-