Canais iônicos e biopotenciaisis

2246 palavras 9 páginas
CANAIS IÔNICOS

INTRODUÇÃO A maioria das proteínas de canal presentes na membrana plasmática das células que conectam o meio intracelular ao meio extracelular possui poros estreitos fortemente seletivos, que podem abrir e fechar e são envolvidos de modo específico com o transporte de íons inorgânicos. A essas proteínas dá-se o nome de canais iônicos. ( ALBERTS, 2004)

“Os canais iônicos formam poros aquosos através da bicamada lipídica e permitem que íons inorgânicos, de tamanho e carga apropriados, cruzem a membrana a favor de seus gradientes eletroquímicos. Os canais são controlados e geralmente abrem temporariamente em resposta a uma perturbação específica na membrana, como uma mudança no potencial de membrana ou uma ligação de um neurotransmissor”. (ALBERTS, 2004)

Há duas importantes propriedades dos canais iônicos: a seletividade a íons e a de serem controlados, fato que lhes permitem abrir por um determinado tempo e fechar novamente. Normalmente, os canais abrem em resposta à um estímulo. Os principais estímulos são:
- Mudança de voltagem através da membrana – canais dependentes de voltagem;
- Estresse mecânico – canais controlados mecanicamente;
- Ligação de um ligante – canais dependentes de ligante ( GUYTON, 2006).
O ligante pode ser tanto um mediador extracelular (neurotransmissor), ou um mediador intracelular, como um íon ou um nucleotídeo. Talvez os canais iônicos mais comuns sejam aqueles permeáveis a K+, que são encontrados na membrana plasmática. ( GUYTON, 2006) A BOMBA Na+/K+
A concentração de potássio é normalmente de 10 a 20 vezes maior no interior da célula que no exterior, enquanto o contrário é verdadeiro para o sódio. Essa diferença de concentração é mantida por uma bomba de Na+/K+ (Bomba de sódio e potássio) (GUYTON, 2006). Essa bomba funciona bombeando sódio para fora da célula e potássio para o interior. Pelo fato da bomba hidrolisar ATP, ela também é conhecida como uma Na+/K+ ATPase. (GUYTON, 2006)

Essa

Relacionados