Importância Geopolítica da Oceania e da Antártida
Este trabalho tem como objetivo discursar a respeito da importância geopolítica da Oceania e da Antártida. Antes de qualquer coisa, para que seja possível fazer uma análise em pontos geopolíticos é necessário conhecer o que é a geopolítica em si.
Geopolítica é um termo bastante amplo e define-se como a relação entre o poder político e um determinado território. É um meio de analisar que busca principalmente entender, explicar e prever comportamentos políticos, nos quais estão relacionados diversos processos com suas respectivas características geográficas (como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional e geológico) — como topografia natural, clima e também os estudos também relacionados com a Ecologia (aspectos animais, vegetais e humanos).
De maneira mais objetiva, a geopolítica compreende as análises de geografia, história e ciências sociais juntamente com teoria política em vários níveis, indo do nível referente desde o Estado até o internacional-mundial.
2. GEOPOLÍTICA DA OCEANIA E SUA IMPORTÂNCIA
2.1 – PAÍSES E TERRITÓRIOS
A Oceania é o mais recente continente descoberto (1770, por James Cook) e devido a este fato, também passou a ser conhecida como o “Novíssimo Mundo”. Ela é formada por diversos arquipélagos, dos mais variados tamanhos, localizados no oceano Pacífico entre os quais podemos citar três grandes grupos: Polinésia, Melanésia e Micronésia. “Ocupa uma área com cerca de mais de 8.900.000 quilômetros quadrados e abrange os quatro hemisférios, estendendo-se de 21 graus a latitude norte a 50 graus de latitude sul e de 111 graus de longitude leste a 119 graus de longitude oeste.” É cortada pela linha do Equador e pelo trópico de Câncer, o que faz com que esteja entre as zonas intertropicais e temperada do sul.
Há uma grande quantidade de domínios europeus e norte americanos. Sua população atingiu 33,2 milhões de habitantes (2006) e os países mais populosos são a