importância dos fungos
As articulações sinoviais dotadas de liberdade de movimentos estão envolvidos por capsulas articulares que contem líquido sinovial. Este arranjo permite substancial liberdade de movimentos, por isso, todas as articulações sinoviais são diartroses livremente móveis. A função das articulações sinoviais consiste em proporcionar uma larga amplitude de movimentos precisos, uniformes e ao mesmo tempo manter a estabilidade, a potência e, em certos aspectos, a firmeza do corpo.
As articulações sinoviais são as mais complexas e variadas dos três tipos principais de articulações. A variabilidade de movimentos de uma articulação sinovial é determinada por três fatores:
1- A estrutura dos ossos envolvidos na articulação (por exemplo, o olecrano da ulna evita a hiperextensão da articulação do cotovelo).
2- A resistência da capsula articular e a resistência e a tensão dos ligamentos e tendões associados.
3- O tamanho, a disposição e a ação dos músculos que transpõem a articulação. A amplitude do movimento nas articulações sinoviais caracteriza-se por grande variação individual, a maioria das quais esta relacionada às condições do corpo.
Articulações sinoviais são envolvidas por uma cápsula articular composta por tecido conjuntivo denso regular.
Cada cápsula articular contém um liquido sinovial lubrificante contido no interior da cavidade articular. É secretado por uma membrana sinovial fina que reveste a cápsula articular por dentro. Os ossos que se articulam em uma articulação sinovial são revestidos com uma camada lisa de cartilagem articular. Como na cartilagem articular faltam vasos sanguíneos, ela precisa ser nutrida pelo movimento do liquido sinovial durante a atividade articular. Ligamentos são cordões flexíveis constituídos por tecido conjuntivo denso regular que conectam os ossos que se articulam ajudando a unir as articulações sinoviais. Os ligamentos podem estar localizado dentro da cavidade articular ou no lado de fora da cápsula.