Motivação na Aprendizagem
Motivação na Aprendizagem
Relação esta, ampla que abrange diversas relações que o aluno utiliza para obter o aprendizado. Não a como negar que tudo se inicia em casa, no seio familiar. É onde começa a vida, relação essa, base para toda formação.Desde criança é necessário ajudar seu filho a ter senso critico, a ter opinião, a escutá-lo, até porque uma criança tem voz. E como tem!!
Os primeiros deveres e obrigações ,são aprendidos no antro familiar, uma relação de amor estabelecida na educação ,com respeito e clareza, que influencia grandemente a formação do ser. Uma criança que goza de certas “liberdades” ,refiro-me a ação de ser escutada, cresce um ser que tem sua própria opinião, com facilidade de interação social dentre outros atributos.
Nos seus primeiros passos escolares , vemos a importância do professor , que passa a ser a primeira referencia para a criança. Uma pessoa completamente estranha que tem todo o poder e conhecimento, aos olhos das crianças o primeiro exemplo .Essa relação se torna uma das mais importantes na vida de uma criança por isso se torna extremamente necessário que o professor se utilize de métodos de ensino que à envolvam. A criança deve ter prazer em ir à escola ,deve ter saudade do professor.Essa relação sadia sem autoritarismo ,igualitária e com respeito torna a criança cada vez mais desenvolta e extrovertida , que consiga na medida da sua maturidade ,fazer escolhas, ver o que faz bem a ela e principalmente identificar as suas habilidades e preferências.
Enfim adolescente , ensino médio.Professores mais maduros que a tratam de igual pra igual ,sem tantas regras ,em compensação assuntos mais complexos que exigem do aluno pesquisas, que exigem que ele pense. A escola (sempre importante) entra como ajudadora nesse processo que prepara o aluno para a vida.A questão mora exatamente nesse ponto.Como saber qual vida esse aluno quer para si? Será que obtendo um ensino unificado