Importância dos fungos no fabrico do pão
Além de úteis para a natureza, os fungos são úteis para o homem. Tais como a penicilina e outros antibióticos.
A palavra levedura tem origem no termo latino levare com o sentido de crescer ou fazer crescer, pois as primeiras leveduras descobertas estavam associadas a processos fermentativos como o de pães que provocam um aumento da massa do pão pela liberação de gás.
Os lêvedos (também chamado de fermento) são fungos redondos ou ovalados, com membrana bem definida e um só núcleo. Em seu interior, além dos órgãos celulares comuns a outros organismos, existem alguns carregados de substâncias de reserva, como glicogénio, gorduras e compostos ricos em fósforo. Os géneros mais comuns de lêvedo são o Schwanniomyces e o Lipomyces, encontrados nos solos, e o Saccharomyces, que cresce, são fungos indispensáveis à produção de pão, vinho e cerveja.
Saccharomyces Cervita é usada na indústria de cerveja. Permite, quando adicionada à massa, que esta cresça e depois seja levada ao forno e forme o pão. O pão cresce devido a todo um processo de transformação realizado pela levedura, que quando misturada com a massa, que contém açúcares, vai começar a se reproduzir e a realizar a glicólise. Em seguida dá-se a transformação do ácido pirúvico (produto resultante da glicólise) em etanol, tendo sido libertado, para que esta transformação ocorra, um gás, dióxido de carbono): é este gás que, ao criar bolhas na massa, aumenta o volume e confere consistência de esponja ao produto levedado. E assim, através deste processo se fabricam os pães tão fofos que nós conhecemos Serve como suplemento alimentar muito importante para todas as idades, porque contém diversas vitaminas, inclusive a vitamina B12 (pessoas vegetarianas normalmente têm deficiência desta). Também é importante para praticantes de actividade física, para ajudar no aumento de massa muscular. Este último, utilizado na fermentação de pães e bebidas alcoólicas, provoca desprendimento