Importância dos custos diretos na formação do preço de venda
Carlos Alberto Vargas Barcellos1
Luiz Alvino Säge2
RESUMO
A dinâmica do mercado evoluiu muito nos últimos anos, empresas que até a década de 80 e meados de 90 determinavam seus preços de forma a preservar uma alta lucratividade hoje em dia não conseguem utilizar as mesmas estratégias de determinação do preço de venda, haja vista que de alguns anos para cá adotar uma política simplesmente de redução de preços não garante competitividade, pois com a evolução do mercado cada vez mais se torna visível a importância de atribuir-se valor ao produto, tornando o preço um mero coadjuvante do fator de decisão de compra do cliente. Entretanto, esta nova fase sugere cada vez mais controles rígidos sobre os custos, sobretudo os diretos, haja vista que não há autonomia total da empresa na gestão do preço, pois sempre haverá concorrência, portanto há opções de escolha por parte dos clientes, ou seja, o fator competitividade deve estar presente em qualquer empresa que queira se destacar no mercado, e a política de preços é uma importante ferramenta competitiva. Considerando o exposto, este artigo visa contribuir demonstrando a importância da gestão dos custos diretos na formação do preço de venda em uma empresa de alimentação, neste caso a empresa Veneza Cucina Italiana, um restaurante da culinária italiana atuante na cidade de Joinville, pois esta atua em um competitivo mercado e com mix variado estando sujeita a variações em seus custos diretos e portanto afetando sua lucratividade.
Palavras-Chave: Gestão de Custos. Formação do Preço de Venda. Custos Diretos. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio.
___________________________________________________________________________ 1. Pós-Graduando em Controladoria – mestrebarssa@gmail.com 2. Professor Orientador – Administrador de Empresas, Especialista em