Importância das luvas
RESUMO:
O presente trabalho trata da constatação a respeito da consciência dos profissionais que atuam na área da saúde, setor de limpeza/higienização de ambientes da área da saúde, órgãos públicos e privados com grande fluxo de pessoas, quanto ao risco de contaminação e proliferação de agentes patogênicos. Outro aspecto abordado foi verificar se estes profissionais estão capacitados ou recebem algum tipo de treinamento em suas empresas bem como a informação do perigo de contaminação própria e dos usuários de locais públicos.
CONCEITO:
Biossegurança é a ciência que estuda o manuseio de substâncias biológicas avaliando todas as condições que serão necessárias para a atividade de enfermagem, é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.
INTRODUÇÃO:
Promover a qualidade de vida tem sido uma preocupação de muitos profissionais da área da saúde e de alguns profissionais ligados à conservação e limpeza de locais públicos, variando em maior ou menor escala conforme o interesse de cada um. Os serviços de limpeza são imprescindíveis ao desenvolvimento humano, mas algumas práticas promovem a proliferação de agentes patogênicos fornecendo risco ecológico e a saúde do homem. Segundo Castro (2003), eles são tidos como um dos grandes vilões da sociedade, no que se refere à geração de resíduos potencialmente infecciosos e em grande volume. Por isso que segundo Almeida e Amaral (2005) o gerenciamento ecologicamente correto de resíduos de serviços de saúde (RSS) aparece como um Item de relevante importância atualmente. De modo geral os trabalhadores são instruídos a usarem os EPI's, que são botas, luvas e às vezes máscaras, mas nem todos são instruídos quanto ao conhecimento