Importância da radioatividade na engenharia eletrica
A radioatividade é muito importante na engenharia elétrica por que utilizam o urânio para gerar energia. A queima do combustível produz calor que ferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina que dá partida a um gerador que produz a eletricidade. Como no urânio encontrado na natureza são encontrados átomos nele, o choque de um nêutron livre com o isótopo(Urânio) causa a divisão do núcleo desse isótopo em duas partes, e ocasiona uma liberação relativamente alta de energia.
Sendo assim, a radioatividade é usada também para gerar energia elétrica, sendo mais uma forma de produzir energia muito importante, pois não agride a natureza e também é muito bem aplicada, pois é uma forma de produzir energia com uma reação nuclear, ou seja, processo de transformação de núcleos atômicos.
Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos.
Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc - para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos,...; na conservação de alimentos; na esterilização de seringas descartáveis; etc.
Aplicações na Química: em traçadores para análise de reações químicas e bioquímicas em eletrônica, ciência espacial, geologia, medicina, etc.