Trabalho de F sica 3
Existem várias aplicações para a radioatividade e elas são divididas em três grandes grupos de utilização, se formos apenas considerar fins pacíficos. Isso porque o conhecimento das reações nucleares pode resultar na aplicação de fins não pacíficos, como a criação de bombas atômicas, similares àquelas outrora arremessadas contra as cidades japonesas de Yroshima e Nagasaki, durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Esses grupos são: médico, industrial e científico.
Medicina
Na medicina, a utilização da radioatividade já é amplamente praticada desde antes do episódio das bombas referidas logo acima. Os conhecimentos médicos, aliados ao conhecimento da Engenharia, resultaram ao longo dos anos, na criação de vários equipamentos que utilizam desse processo para diagnosticar e tratar doenças, como é o caso do câncer. Esses equipamentos se valem da facilidade de penetração e definição do feixe emitido para o tratamento de tumores e doenças de tecidos em geral. Outros procedimentos são adotados pela medicina. São eles:
Esterilização de materiais
“Agulhas, fios de sutura e outros produtos utilizados na área médica são esterilizados pela radiação. Os raios gama (60Co) desencadeiam reações químicas que matam os microorganismos presentes nesses produtos e os impedem de se reproduzir ” Radioterapia
“A Radioterapia é muito utilizada para o tratamento do câncer de mama, de garganta, de útero, etc. A fonte de radiação é geralmente um acelerador linear, que emite feixes de raios que alcançam o tumor após atravessar diferentes tecidos. Dessa forma, órgãos e tecidos sadios, situados no trajeto dos raios estão sujeitos aos efeitos da radiação”
Braquiterapia
“Braquiterapia é uma forma de radioterapia em que