Importância da filosofia para o serviço social
Entender o ser das coisas, como elas acontecem e a importância que têm na humanidade.
A Filosofia tenta responder as perguntas que a ciência não foi capaz de responder através de argumentos lógicos que podem variar de filósofo para filósofo. A Filosofia não tem compromisso com a exatidão do que afirma. Ela indica caminhos para que as pessoas pensem reflitam e formem opiniões. É um supermercado de teorias e opiniões onde cada um escolhe aquela que lhe acha mais apropriada e a adota ou não.
Sua missão principal é tornar viável, possível, a busca da felicidade assim como o profissional de Serviço Social busca o bem estar dos indivíduos de uma sociedade. A Filosofia quebra conceitos existentes mostrando ao homem, que lhe é permitido a mudança de comportamento em relação ao meio que vive. Serenando, consolando os momentos de crise, para conseguir a plenitude e paz interior.
O profissional de Serviço Social tem esse Papel de apaziguar as tensões nas diversas áreas em que ele atua, buscando equilíbrio e o bem comum.
Todos nós necessitamos de pensar acerca do melhor modo de viver. As Práticas convencionais não são automaticamente as melhores, quer digam respeito à sociedade e ao poder público, a quem faz as regras e a quem lhes obedece, sejam para ricos ou pobres. Todas as pessoas em algum momento da vida são obrigadas a refletir se estão fazendo o que deve ser feito. A filosofia não é apenas importante por causa das questões acerca do modo como vivemos. Nós seres humanos somos criaturas que pensamos. Saber mais sobre a origem do universo, ou da natureza da consciência pode não ter importância para o modo como nos comportamos, mas seria contraditório não tentar responder essas questões.
Em uma sociedade na qual os seres humanos nunca questionam sua realidade e sua natureza seria uma sociedade mais pobre.
Quando foi Julgado, acusado de corromper a juventude, Sócrates explicou porque é que lhe seria impossível desistir