Filosofia
FILOSOFIA
RA: 270169 ANNA CRISTINA DOS SANTOS
RA: 241881 GEUSA DE AMORIM SOUSA
RA: 270173 MARIA DO SOCORRO DA SILVA
RA: 268949 SAYONARA SANTOS DE JESUS
Juazeiro BA
2010-11-26
INTRODUÇÃO
O intuito deste ensaio é a reflexão a respeito da relação existente entre Filosofia e o Serviço Social. Para tanto se relatará ao decorrer deste as principais conexões entre Filosofia e Serviço Social. Revelando a importância da Filosofia na prática do assistente social, discutindo a importância da mesma na relação entre os indivíduos, da sociedade como um todo. Tratando da Filosofia na antiguidade com os pré socráticos, no Renascimento, no Empirismo até a Filosofia Contemporânea com o Idealismo. Fazendo observações da importância de se ter a Filosofia como uma das bases para a prática e o desenvolvimento da ação do assistente social, tendo a mesma como luz para o amplo caminho que se fará frente a nós, e base para inovação e senso para devida tomada de ações.
FILOSOFIA DA ANTIGUIDADE- PRÉ SOGRÁTICOS- SÓCRATES
Os Pré Socráticos são filósofos que viveram na Grécia Antiga, assim chamados, pois são os que vieram antes de Sócrates. Muito pouco de suas obras está disponível, restando apenas fragmentos, são chamados de naturalistas, pois investigou questões pertinentes a esta, como de que é feito o mundo, adotando uma forma científica de pensar. Alguns se propuseram a explicar as transformações da natureza, tinham preocupação cosmológica.
Alguns Pré Socráticos e suas observações.
Tales de Mileto- defendia que a água, o indefinido, e o ar eram o princípio ou origem de todas as coisas. Preocupava-se em encontrar a unidade por detrás da multiplicidade dos objetos do universo, e o princípio de explicação da natureza a partir da própria natureza.
Heráclito- Foi muito critico chama a atenção além da