Formacao de precos
Lei dos Rendimentos Decrescentes
Também conhecida por Lei das Produtividades Marginais Decrescentes, a Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes significa que os acréscimos de produção de um bem se vão tornando cada vez menores à medida que vamos acrescentando mais unidades de determinado factor produtivo, mantendo a quantidade dos restantes factores produtivos constante.
O melhor jeito de explicar essa lei é com exemplos.No nível profissional um nadador treina anos para abaixar 0.1s do 400m borboleta. Musculação é a mesma coisa. No começo o ganho é enorme, no final o esforço é gigante e o ganho é muito menor. Essa Lei diz que por exemplo uma empresa que fabrica a anos um bom produto sera extremamente difícil melhora-lo, seria mais provável uma empresa nova no ramo fabricar um produto inovador.
Essa Lei não constitui uma verdade universal, já que nem sempre a inovação supera a qualidade e tradição de um produto.
Classificação de Custos
Alguns autores apresentam diversos critérios para classificação de custos, sendo os mais utilizados : de variabilidade, facilidade de atribuição, grau de média e auxílio à tomada de decisões.
* Classificação por Variabilidade : segundo este critério, os custos são definidos em função de seu comportamento quanto ao nível de atividade. Logo, custos fixos são constantes no curto prazo em relação ao volume de trabalho realizado ou produzido, e custos variáveis são proporcionais à quantidade produzida. A classificação pela variabilidade fornece subsídios com mais consistência para a tomada de decisões.
* Classificação pela Facilidade de Atribuição: esta classificação leva em conta a