Importância da Engenharia de Software
“A Bananada da Vovó Discurso do paraninfo, professor Weber Figueiredo da Silva, proferido no auditório da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 13.08.2002, por ocasião da formatura de estudantes da Faculdade de Engenharia.
Ilustríssimos Colegas da Mesa, Senhor Presidente, Meus Queridos Alunos, Senhoras e Senhores. Para mim é um privilégio ter sido escolhido paraninfo desta turma. Esta é como se fosse a última aula do curso. O último encontro, que já deixa saudades.
Um momento festivo, mas também de reflexão. Se eu tivesse sido escolhido paraninfo de uma turma de direito, talvez falasse da importância do advogado que defende a justiça e não apenas o réu. Se eu tivesse sido escolhido paraninfo de uma turma de medicina, talvez falasse da importância do médico que coloca o amor ao próximo acima dos seus ganhos profissionais. Mas, como sou paraninfo de uma turma de engenheiros, vou falar da importância do engenheiro para o desenvolvimento do Brasil. Para começar, vamos falar de bananas e do doce de banana, que vamos chamar de bananada especial, inventada (ou projetada) pela nossa vovozinha lá em casa, depois que várias receitas prontas não deram certo. É isso mesmo. Para entendermos a importância do engenheiro vamos falar de bananas, bananadas e vovó.
A banana é um recurso natural, que não sofreu nenhuma transformação. A bananada é igual à banana mais outros ingredientes, mais a energia térmica fornecida pelo fogão, mais o trabalho da vovó e mais o conhecimento, ou tecnologia da vovó. A bananada é um produto pronto, que nós vamos chamar de riqueza. E a vovó? Bem, a vovó é a dona do conhecimento, uma espécie de engenheira da culinária. Agora, vamos supor que a banana e a bananada sejam vendidas.
Um quilo de banana custa um