Importância da análise de custos
Entende-se por globalização o conjunto de transformações econômicas e políticas pelas quais o mundo vem passando com o florescimento do sistema capitalista. A necessidade da expansão comercial vem reduzindo distancias e eliminando fronteiras, um bom exemplo seria o automóvel que pode possuir peças fabricadas em diversos países, ser montado no Brasil e ainda exportado para outras diversas nações.
Os dirigentes das grandes corporações começaram a perceber que devem se adaptar ao “cliente globalizado”, tornando seu produto desejável e inovador para não dizer “necessário” de forma a adaptar-se ao estilo de vida daquele dado consumidor que deseja se sentir único em sua crescente sede por consumo. Tal inovação pode significar maior lucratividade em um mercado cada dia mais competitivo e carente de novas ideias.
A fidelização do cliente também é um fator de grande relevância, uma vez que é desejável que esse consumidor recém-conquistado recomende a marca a pessoas de seu convívio social além de obter novos produtos para si.
Outros diferenciais são a redução dos custos e a agilidade na produção, um recente fenômeno que temos acompanhado é a migração de grandes multinacionais tradicionais para países asiáticos onde há mão de obra barata e abundante, mas em contrapartida visualizados também o crescimento da economia asiática que assimilou bem o conceito “custo x beneficio” oferecendo ao consumidor aquilo que ele deseja por um custo menor, algumas vezes também com menor qualidade.
O estudo da história do pensamento de custos é importante para que se conheça quais as principais fundamentações práticas e teóricas que estão alicerçando os procedimentos de custos hodiernos. Partindo do pressuposto de que o presente é um prolongamento do passado, assim como o futuro será um prolongamento do presente, a necessidade de tal conhecimento, entretanto, é muito grande, pois só através dele é possível conhecer o progresso da contabilidade e