Importação e exportação
A cerveja é uma bebida muito antiga, sendo produzida desde a antiguidade, ela passou por transformações, através do uso de tecnologias, para se adequar ao gosto dos consumidores atuais.
A cerveja chegou ao Brasil em 1808, trazida por Dom João VI. Até o século XIX ela era importada e foi privilégio dos nobres. Hoje o Brasil é o quarto produtor mundial, com um consumo per capto anual de 50 litros.
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o histórico da cerveja artesanal e sua importância, principalmente no mercado de Blumenau/SC, que é um forte atrativo turístico, principalmente durante a oktoberfest.
2. O QUE É CERVEJA?
Cerveja é uma bebida alcoólica, fermentada, obtida do açúcar da cevada e aromatizada com lúpulo (BECKAUSER, 1984).
A composição básica da cerveja é de 91% de água e o restante formado por malte, cevada, lúpulo e fermento (MULLER, 2002).
Segundo BECKAUSER, a palavra latina cervisia deu origem ao nome cerveja, na língua portuguesa, mas essa palavra, por sua vez, vem de Ceres, deusa romana da agricultura e fertilidade.
3. LEI DA PUREZA
Segundo Santos (2003, p.47 e 48), a cerveja deve ser fabricada conforme a lei da pureza, que é descrita a seguir:
A lei que regulamenta a produção das melhores cervejas é a chamada Reinheitsgebot, a lei da pureza, promulgada há cinco séculos, em 23 de abril de 1516, na Baviera, por Guilherme IV, duque da Baviera, segundo o qual a cerveja deve ser produzida tão somente a partir do malte de cevada, lúpulo e água. Na época não se identificava o fermento (...), depois reconhecido e naturalmente acrescido a lei.
4. HISTÓRICO CERVEJEIRO
Não se pode afirmar com certeza o período em que se começou a fabricação de cerveja, porém documentos muito antigos da região da Suméria descrevem uma bebida produzida a base de cevada.
A partir daí, esta bebida passou por processos de evolução e adaptação ao paladar de cada povo, até os dias atuais. Vejamos a seguir um quadro demonstrativo das datas