Importação do Trigo dos EUA
As importações de trigo realizadas pelo Brasil no mês de Abril de 2014 representaram a soma de 487,9 mil toneladas, esse volume em comparação com as importações do mês de Abril de 2013 que somaram 488,8 mil toneladas, ficou praticamente estável conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No ano de 2013 e nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2014, os Estados Unidos lideraram a importação de trigo ao Brasil.
Grande parte da importação de trigo vinda dos Estados Unidos, vem do estado de Kansas que concentra cerca de 6,9% do total de terras cultivadas nos Estados Unidos sendo, a segunda unidade federativa com a maior área destinada ao cultivo de grãos e o maior produtor de trigo.
1. Descrição do Produto
O trigo é um cereal básico para a civilização e o seu cultivo está alinhado histórica desde a antiguidade até os dias atuais. Esse cereal é uma fonte importante de nutrientes e energia para o ser humano e é utilizado principalmente como farinha para a fabricação de pão. O trigo é uma planta da família das gramíneas, da qual existe uma grande variedade.
Esse cereal é a planta mais cultivada no mundo, sendo a colheita mais importante dos Estados Unidos. O trigo move um ativo mercado alem de ter sua importância destacada pela Organização das Nações Unidas.
O cultivo desse cereal começa a partir do preparo do solo, a escolha do sistema de manejo do solo para o cultivo intensivo de grãos é muito importante. O modelo de rotação de culturas no sistema de plantio é fundamental e pode elevar a produção em até 20%.
Durante o cultivo o controle de pragas e doenças e extremamente importante, o emprego de cultivares resistentes é a medida mais econômica e eficaz no controle de doenças. O tratamento de sementes, a rotação de culturas e a eliminação de plantas voluntárias e de hospedeiros secundários também auxiliam na redução do inóculo de patógenos. O controle químico é utilizado como uma