A Geografia do futuro
Na pré- história a Geografia era utilizada para delimitar territórios onde era permitida a caça, posteriormente temos os gregos que foram os primeiros a dar nome a ciência que estuda a relação da Terra com os seus habitantes, a palavra "geografia" do grego geographía cujo significado é "Descrição da Terra". Os gregos estudavam e representavam espaços geográficos em função das diversas expedições tanto militares como de navegações, onde se consistia basicamente em estudar e calcular o espaço geográfico e diminui-lo em tamanho representativo.
Mas a Geografia não se definia apenas em representações de paisagens e superfícies geográficas ao decorrer dos anos surgiram diversos ramos da Geografia que buscavam saber coisas como a localização dos rios, dos lagos, oceanos, formações rochosas, montanhas, como eles se formaram e a inter-relação entre eles .
Já no âmbito escolar a Geografia que era ensina nas escolas era tradicional, decorativa, aprendíamos apenas sobre mapas, relevos, ilhas enfim, simples e básica. A Geografia não tinha importância, era apenas matéria decorativa, servia como obtenção de notas e passar de ano, o que realmente era fundamental aprendermos era o português e a matemática.
A Geografia era extremamente ligada a conceitos definidos, devido a isto os materiais didáticos ofereciam informações meramente descritivas que não tinham ligações com aspectos naturais e sociais. A preocupação do ensino de geografia era somente conhecer ou decorar dados estatísticos, nomes de rios, de países, capitais entre outros.
Esta Geografia tradicional valorizava os aspectos físicos, enquanto que o populacional e o histórico eram desprezados.
O primeiro conceito de Geografia moderna se dá pela exatidão dos mapas que foram ficando ao decorrer dos tempos cada vez mais