Importancias de atividades fisicas para idosos e pessoas especiais.
Devido ao aumento da população com idade superior a 60 anos, passou-se a exigir mais da tecnologia estética e da modernidade. O aumento do número de pesquisas direcionadas aos idosos possibilitou prever que no ano de 2025 o Brasil terá uma população com, aproximadamente 16 milhões de idosos, tornando-se o 6º país em quantidade em relação a essa população.
Um dos grandes responsáveis por esse crescimento significativo tem sido a conscientização e a prática de exercício físico, que traz excelentes resultados para que o corpo reaja bem às transformações e às dificuldades adquiridas com o tempo.
A prática regular de exercícios físicos, além de melhorar fisicamente, possibilita um grande bem estar, estimulando a mente daqueles que tantas agressões sofreram com o tempo.
Contudo, existe uma grande dúvida em torno dessa total eficácia e, ainda, sobre os métodos utilizados para adquirir um objetivo e significado na vida. Será que os idosos são mesmo capazes de realizar determinados exercícios físicos, mesmo com todas as limitações que chegam com o decorrer da idade? Alguns sim!
Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:
Melhora da velocidade de andar;
Melhora do equilíbrio;
Aumento do nível de atividade física espontânea;
Melhora da auto-eficácia;
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca;
Melhora a ingestão alimentar;
Diminuição da depressão.
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular,